quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Cinema 4D-Essa tecnologia não é mais do futuro..

Que tal levar sua namorada, para ver um filme, mais não em 3D e sim em 4D!!
Em alguns lugares do Brasil, como em feiras de tecnologia expriemental, ja existem salas de exibição de filmes, em 4D.Eu tive a oportunidade de exprimentar essa nova tecnologia, e analiso ela, talvez em primeira mão, para vocês!

CINEMA 4D- LOGO
- ANIMATION





Como vem ali em cima, a tecnologia 4D ainda é muito precaria em programadores e recursos, por estar em fase de processo e aperfeiçoamento, mais já existem "logo-tipos" para esses tipos de animações, e já existem pequenos curtas ! (Que tem em média 9 a 10 minutos.)

-COMPARAÇÃO- CINEMA 3D E CINEMA 4D.
Começando pelas cadeiras-




Esqueça a velha poutrona do cinema, por mais que seja confortavel, nunca chegara perto da poltrona de um filme em 4D.As poltronas dos filmes em 4D, tem um sensor, melhor dizendo, uma aparelhagem que é programada ao filme, e meche as cadeiras conforme você ve a animação! Sim sim, tipo, o protagonista virou o rosto para o lado esquerdo. Ai vem as poltronas e jogam seu corpo para o lado esquerdo! É fantastico, e essa tecnologia, já é muito usada em brinquedos de parque de diversões.Logo mais, invadira o mercado cinematografico, quando o 3D estiver ultrapassado.


-SEUS PÉS TAMBÉM SE DIVIRTIRAM.-



Outra caracteristica do cinam 4D, é a interatividade, que o cinema 3D não nos proporciona.Por exemplo, na sessão de filmes em 4D que fui, em baixo dos seus pés, existia um tipo de 'escotilha' com alguns furos.Acontece, que para dar a sensação de realidade, um pouco de fumaça sai de dentro daquela escotilha, fazendo parecer, que você esta mesmo no filme ! (Por exemplo, vi três filmes, um de uma expedição em uma mina, outro de um Gigantesco dinossauro e por ultimo a primeira corrida de Anakin do Star Wars, aonde na programação,a fumaça era aparente.Tanto nas telonas quanto na propria sala de cinema)Ou seja, a sensação de que você esta dentro do filme, com cinemas em 3D, é ADICIONADA mil vezes num cinema 4D.







OCULOS 3D- OCULOS 4D.SENSAÇÃO DE REALIDADE 3D- SENSAÇÃO DE REALIDADE 4D.

O oculos 3d pesa por volta de 30 a 40 gramas dependendo da armação.O oculos 4D pesa isso também, só que algumas gramas a mais, do que seu concorrente, o oculos 3D.
O modelo de oculos da TV Sony 3D Bravia, ao lado na figura, é bem parecido com um oculos em 4D.
A sensação de realidade em um cinema e no outro, de tecnologias difrente(3d e 4D), é muito grande.
Primeiro:-No 3D você não se sente no filme. Por mais que fale, você só consegue enxergar as coisas um pouco maior do que são e mais ampliadas.Nem chegar no seu rosto, as figuras chegam!Minha experiencia é válida, pois já vi quase todos os filmes em 3D que estão saindo ultimamente , e já exprimentei a TV 3D.O 3D é só um auxilio a sensação de realidade.Mais não é grande coisa.

Tecnologia 4D-Cadeiras moveis com o filme.Fumaça ou qualquer outro elemento sendo disparado dos seus pés, de acordo com a programação.Além do mais, a tecnologia 4D é muito real.Parece que você esta enxergando com os olhos das pessoas de um filme, não os olhos de um 'câmera'.Qualquer coisa que vem na tela, você já fica maravilhado e assustado, e isso sim é realidade!Em quesito de realidade, o 3D fica com 7, e o cinema 4D fica com 15.

Enfim, o cinema 4D ainda é bem expriemental.Precisa de ajustes e testes mais elaborados em cima do projeto, para ver o que rola.Mais daqui a alguns anos, quando o 3d tiver ido, o 4d sera a técnologia do futuro.Anotem isso.E até imaginando, um Remake do filme Exorcista - O original de Linda Blair, com a tecnologia 4d!Vem logo 4D, vem !



2 comentários:

Breno M. disse...

To tentando achar um videozinho do filme que vi!PQP nao acho-q

Ethieny disse...

Por falar em cadeira se mexer lembrei daquela montanha russa virtual no Beto Carrero World

 
BlogBlogs.Com.Br